23 de julho de 2014

Especial "Copa do Mundo 2014": Comida Campeã - Alemanha

A Copa do Mundo Brasil 2014 já acabou. Mas, definitivamente, ela ficará eternizada nas manchetes de todo o mundo e na memória de todos, por diversos motivos e surpresas, além, claro, da simpatia do povo brasileiro. E como a dona deste blog adora essa festa, a minha homenagem será a descrição de um cardápio tipicamente alemão, o grande campeão deste inesquecível Mundial.
Salsichões

Como entrada, servimos diversos tipos do que há de mais tradicional na culinária alemã, os salsichões. Escolhemos 3 tipos: a Viena, Frankfurt e de Vitela. Salpiquei cebolinha picadinha para dar um toque. Fatiei 3 tipos de pães: ciabatta, baguete e pão australiano. Para acompanhar, Mostarda Hemmer Amarela e Escura.
Cozinhar salsichas, não há segredo algum: ferver água e depois deixa-las cozinhando por cerca de 10 minutos. O segredo aqui, especialmente para o pessoal do ABC, é onde comprar as salsichas: Frios Huber, com produtos de qualidade, sem conservantes e sabor genuinamente alemão.  
 
Kassler com Chucrute e Batatas
Kassler
O Kassler é o nome dado em alemão a bisteca defumada, proveniente da carne de porco. Ela é simplesmente deliciosa e o sabor lembra o tender, nosso clássico de Natal. Para encontrar este tipo de carne no ABC, também é bem difícil. Neste dia, nós só a encontramos no Empório Jardim.
Para preparar, é muito fácil: escalde os filés por aproximadamente 5 minutos e depois grelhe normalmente em uma frigideira até que a carne esteja totalmente selada.
 
Acompanhamentos: chucrute e batatas
Chucrute é o nome dado à couve branca azeda que se conserva por fermentação láctica da couve branca ou repolho e seu consumo comum é como acompanhamento de um prato principal.
Os ingredientes são bem difíceis de se encontrar por aí, portanto meu conselho é comprar o pronto. O da marca Hemmer é ótimo e está nos melhores mercados e empórios de São Paulo. Nos frigoríficos especializados como o que indiquei acima aqui em São Bernardo, também encontra-se o chucrute pronto e temperado.
Apenas para dar mais um toque ao chucrute, frite bacon (300gr) em pedaços em uma panela. Depois retire o bacon e refogue 1 cebola picadinha. Acrescente o chucrute (1kg) até que ele incorpore todos os sabores e já está pronto para servir.
Quanto às batatas, o preparo é o seguinte: cozinhe cerca de 1kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços em água com sal. Só não deixe que elas fiquem muito moles, somente ligeiramente cozidas.
Em outra panela, refogue 1 cebola picada em 100gr de manteiga sem sal. Junte as batatas nesse refogado e grelhe rapidamente.





 Torta Apfelstreusser com Creme Inglês
 
 
Ingredientes
  • 1/2 xícara(s) (chá) de manteiga
  • 1 xícara(s) (chá) de açúcar mascavo
  • 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara(s) (chá) de aveia em flocos
  • 2 colher(es) (sopa) de canela-da-china em pó
  • 6 unidade(s) de maçã
 
Como fazer

 
Descasque as maçãs e pique-as em pedaços pequenos. Coloque em uma forma untada. À parte, misture todos os outros ingredientes e misture-os amassando com as mãos. Quando formar uma massa granulada, esfarele sobre as maçãs. Asse à 220ºC até dourar. Coma quente ou frio.

Creme Inglês

Ingredientes

    • 1 litro de leite
    • 4 gemas de ovo peneiradas
    • 1 colher de (sopa) essência de baunilha
    • 3 colheres de (sopa) de amido de milho
    • 2 xícaras de açúcar
      Caramelo:
  • 2 xícaras de (chá) de açúcar
  • 2 colheres de (sopa) de manteiga
  • meia xícara de (chá) de creme de leite fresco

 
Como fazer

 
Colocar todos os ingredientes em uma panela e por no fogo até engrossar, mexendo sem parar.
Caramelo:
Colocar em uma panela o açúcar e deixar derreter até virar um caramelo, em seguida acrescentar a manteiga, mexer bem, desligar o fogo e acrescentar o creme de leite fresco.


Enfim, #FicaDica de um cardápio delicioso que fez muito sucesso entre os meus convidados. Qualquer dúvida, estou à disposição, é só comentar aqui no blog que eu responderei prontamente.
Até a próxima e aprecie sem moderação! E para finalizar algumas fotos bacanas que fiz durante a realização da Copa do Mundo no Brasil:










Parabéns, Alemanha!