25 de outubro de 2010

Muito bom e muito barato!


O luxo é deixado de lado na Hamburgueria do Seu Oswaldo, lá come-se no próprio balcão. Mas não se engane com tamanha simplicidade da fachada do lugar. Porque aqui simples é sinônimo de muito bem feito. Toda a variedade dos fininhos hambúrgueres é servida com uma maionese caseira deliciosa e um divino molhinho de tomate, o segredo do lanche (molho este que, dizem por aí, a famosa e igualmente saborosa Lanchonete da Cidade reproduz). O meu preferido é o famoso X-salada. Fecha aos domingos e feriados, e o horário de segunda a sábado é das 12h00 às 22h00. Vale muito a visita!

E ainda nesta linha que eu gosto de seguir do muito bom e barato, preparem-se pra outra ótima dica no próximo post que já está prontinho pra sair do forno!:)

13 de outubro de 2010

Cardápio completo

Atendendo aos pedidos, estou de volta! Dia desses, fiz um cardápio gostoso pra um almoço qualquer. Preparei risoto de parmesão, filé-mignon ao molho de gorgonzola e batatas gratinadas. Parece complicado? Não, não é. Segue aqui as receitinhas:

1) Risoto de parmesão – A base do risoto é quase sempre a mesma. Sue cebola picadinha em 1 colher de sopa de azeite e outra de manteiga (dependendo do sabor, você pode colocar salsão ou alho picado). Coloque o arroz arbório (cada xícara de chá representa 150 gramas) e frite um pouco. Em seguida, despeje o vinho branco seco (+ou- ½ garrafa pra 2 xícaras de arroz) e deixe evaporar o álcool. Depois regue com caldo de carne ou frango (no caso é o de carne) aos poucos e cozinhe os grãos delicadamente. Nunca pare de mexer até que chegue ao ponto “al dente” (crocante por fora e macio por dentro). Por fim, é só acrescentar os ingredientes do sabor escolhido. Neste de parmesão, coloco umas 200 gramas de queijo parmesão ralado e salsinha picada. Gosto muito também do risoto de brie com damasco onde coloco o damasco picadinho e, logo em seguida, o queijo brie em cubos. Acerte os temperos (sal e pimenta do reino) e sirva imediatamente.
2) Filé-mignon grelhado ao molho de gorgonzola – Pra grelhar a carne (devidamente temperada com sal e pimenta do reino preta), o segredo é esquentar bem a grelha ou uma frigideira com um pingo de azeite. Coloque a carne e sele de um lado e do outro. Assim sua carne ficará selada, as fibras serão fechadas e ela continuará suculenta em seu interior. Incrementando a carne, faça um molho de gorgonzola: Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de manteiga e 2 de farinha de trigo. Você estará fazendo um roux, ou seja, fritando a farinha. Acrescente 300 ml de leite e deixe engrossar (se ficarem grumos, bata no liquidificador). Tempere com noz moscada. Esfarele o queijo gorgonzola e junte-o ao molho, a quantidade varia de acordo com seu gosto. Se precisar, acerte o sabor com sal e já está pronto.
3) Batatas gratinadas – Esta receita tem a minha assinatura em todas as etapas, eu que inventei do início ao fim. Cozinhe as batatas até que fiquem apenas mais moles (em água com um pouquinho de sal). Num refratário, coloque as batatas. Por cima, salsinha e cebolinha picadas. Salpique parmesão ralado e pedaços de manteiga. Finalize com azeite e leve ao forno até que as batatas estejam levemente gratinadas.