12 de agosto de 2011

Voilá, voilá!

A cozinha francesa é caracterizada por usar ingredientes simples de forma requintada. É baseada em pato, filé mignon, foie gras, legumes, tomate, batata, peixes de água doce, frutos do mar e bastante manteiga, vinho branco, ervas e especiarias pra temperar. Sou completamente devota desta culinária e não perco a oportunidade de conhecer mais um restaurante francês. Ultimamente, visitei 2 destes bistrôs. Um mais tradicional e outro mais elegante: a Mercearia do Francês e Robin des Bois.

Mercearia do Francês

A matriz localiza-se na esquina das ruas Itacolomi e Pará, e possui um agradável terraço com velas nas mesas. No início deste ano, a casa ganhou uma filial no shopping Ibirapuera que foi a que eu estive. Logo de cara, a impressão já foi ótima. Ambiente gostoso, charmosamente decorado com quadros característicos franceses e, claro, a sua música típica que tanto gosto ao fundo.
O atendimento era impecável com garçons sempre atenciosos e extremamente solícitos. Não posso deixar de destacar uma situação que ocorreu: fiquei em dúvida entre 2 vinhos brancos e, pra minha surpresa, o simpático garçom não hesitou e trouxe os vinhos para eu desgustar e fazer minha escolha com segurança. Acabei preferindo o chileno Santa Alvara Chardonnay que é bem marcante e frutado com muitas notas de maracujá e outras frutas cítricas (40,00 por 500 ml de vinho que vinha em um decanter).
Haviam 3 opções de menu executivo com entrada, prato principal e sobremesa por apenas 32,50. Escolhi a Sopa de Mandioca com croutons, ervas finas e parmesão de entrada.

No prato principal, fiquei com a Truta ao molho de Aceto Balsâmico acompanhado de arroz branco e purê de mandioquinha.

E de sobremesa, Madeleine de Uvas Passas com calda de frutos do bosque.

O que posso dizer da comida? Excelente. Fechei o almoço com um cafezinho que, pra minha alegria, ainda era um Nespresso.

Robin des Bois

Esta foi uma bela indicação de um amigo tão guloso quanto eu. Indicação dele é lei, uma vez que me apresentou os lugares que mais frequento atualmente. Este bistrô é filial de uma casa homônima localizada em Nova Iorque. O cardápio oferece os pratos clássicos (como Croque Monsieur, Filé mignon com mostarda Dijon) e outros mais contemporâneos inspirados na culinária francesa agregado ao sabor cosmopolita.

O Robin é um pouco diferente dos franceses que já visitei: o salão é maior (mas, claro, é tipicamente dividido em 3 ambientes), clima rústico e, infelizmente, não tinha Edith Piaf como trilha sonora. Mas este lance da música foi um mero detalhe pois todo o “resto” compensou. Atendimento muito bom somado a belíssimos pratos e um bom vinho só pode resultar em uma noite incrível.
Através de um blog colega, vi que os mariscos eram o carro chefe. Então, o Hilton pediu o Marisco com leite de coco e curry guarnecido de batatas fritas. Harmonização bem interessante, estava divino. O molusco era cozido no vapor, o que proporcionou uma consistência cremosa (e não borrachuda). Era picante, quente e revigorante. Veio em charmosas panelinhas de ferro e acompanhado de uma cestinha de pães para “xuxar” no molhinho que sobrava na panela.
Já eu não resisto a um magret de pato e realmente não me arrependi do meu pedido. O pato (no ponto certo, ou seja, quase crú) acompanhava um saboroso e consistente molho de framboesa, ratatouille (famosa receita francesa que ensinei aqui) e gratin de batatas que estava um espetáculo a parte.

Como sobremesa, pedimos o Brulée (deste já comi melhores) e o Mil folhas de morango com sorvete de gengibre. Este sim, surpreendeu e emocionou! rs

Bon appétit et à bientôt! (bom apetite e até breve)

Endereços:
Mercearia do Francês - Av. Ibirapuera, 3103, Moema, São Paulo/SP
Site: http://www.merceariadofrances.com.br/
Robin des Bois
- Rua Capote Valente, 86, Pinheiros, São Paulo/SP
Site: http://www.robindesbois.com.br/index2.html#/home

4 comentários:

  1. Olá Vanessa! Tudo bem com vc?

    Ainda não desbravamos a cozinha francesa, mas deve ser um encanto!

    Detalhe é tudo né? E vejo que degustou maravilhosamente bem ao lado do Hilton cada prato e as bebidas!!!

    Esse post ficou divino!

    Quando quiser ir num francês já sei a quem recorrer! rs

    Beijos, ótimo fds!
    Denise.

    ResponderExcluir
  2. Mais um opção para aguçar o meu paladar!

    ResponderExcluir
  3. Yes! Este guloso também "curte" o Mercearia do Francês (que abriu outra filial, na Pompeia). Bj! Fábio

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiii Denise querida! Td bem e vc?
    Pra variar, amo seus comentários. Realmente a culinária francesa é encantadora e merece mesmo ser degustada em detalhes... vc disse tudo!
    Obrigada!:) bjokas

    Amigaaaaaaa Hellen, mais 2 opções q vc e o namos tem q conhecerem!:) bjinhos

    Fáaaaaaaaaa querido, obrigada por me honrar com seu comentário... amei!
    A Mercearia tb é demais, né... e vc tem q ir no Robin de novo pra experimentar os mariscos!
    Ah e estou com saudades... vamos marcar um Veloso dia desses! bjos

    ResponderExcluir