25 de novembro de 2011

Liberdade: Lamen Kazu & Tea Station

Sim, sou formada em Gastronomia. Nem por isso sei tudo sobre todas as culinárias do mundo. Trata-se de uma bela faculdade, só que passamos rápido pelas culturas e aprendemos somente os pontos essenciais. E o que é a vida, senão um eterno aprendizado?
Introduzi meu texto desta maneira pois minha última visita ao bairro da Liberdade baseou-se em conhecimento. Em outro delicioso passeio, pacientemente e maravilhosamente, guiado pelo casal querido Carlos & Denise, conheci um pouco mais da cozinha oriental.
Bom, vamos ao que interessa: comida, claro. Finalmente, conseguimos conhecer o famoso Lamen Kazu. De barriga cheia, seguimos passeando e compramos certos produtos encontrados somente na região. Depois, ainda conhecemos o Tea Station. Acompanhe todas as dicas:

Lamen Kazu

O restaurante é especializado no Lamen, aquele famoso prato baseado em macarrão. Difícil explicá-lo, mas tentarei: "Consiste em um prato de origem chinesa que acabou ganhando fama no Japão quando foi adaptado aos gostos japoneses. Atualmente, é um prato popular, comum e muito apreciado por lá. O macarrão tem a farinha de trigo como principal matéria-prima e possui uma consistência perfeita (pelo menos, este que experimentei). O caldo é cozinhado lentamente e da forma que todos caldos deveriam serem extraídos (dos ossos e carcaças de suínos e frangos). Feito isso, é misturado a um determinado tipo de molho com diversos condimentos. Daí acrescenta-se os ingredientes de acompanhamento que, normalmente, são Tyashu (carne de porco cozida no shoyu), Menma (broto de bambu) e cebolinha. Basicamente, dividem-se em 3 tipos que se diferem pelo sabor do caldo: Misso (com base no misso, o sabor é acentuado), Shoyu (como o nome diz, é preparado com o próprio molho de soja) e Shio (mais leve por contêr menos sal)".
Eu comi o Shoyu Tyashu Lamen (com mais lombo de carne) e me surpreendi. Confesso que estava com medo por ser bem diferente pro meu paladar, mas amei de verdade. A carne desmanchava na boca e o sabor do lamen é realmente indescritível.

O Hilton experimentou a bebida Shochu da marca Kaido. Shochu é um destilado típico feito a partir de arroz, batata doce, cevada ou trigo. Este que ele tomou era de batata doce e, apesar da graduação alcóolica alta (25%), era leve, equilibrado e saboroso. Pra comer, ficou com o Misso Lamen e adorou.

Resumindo, é uma experiência gastrônomica única. O lugar é simples e pequeno, mas também é charmoso, organizado e limpo. Quanto ao atendimento, é do jeitinho que gosto, ou seja, rápido, atencioso e sem ficar "no pé". A fila é grande nos horários de pico, só que acreditem: vale a espera!

Endereço: R. Thomaz Gonzaga, 51, Liberdade - São Paulo/SP
Site: http://www.lamenkazu.com.br/
Média de preço: R$28/pessoa
Data da visita: 12/11/11

Tea Station

Ultimamente, venho me apaixonando cada dia mais pelos chás. E este local foi interessante pois tomei chá de uma maneira que nunca havia provado. Diferente das casas de chás de São Paulo, ela parece mais aquelas lojas de sucos onde entramos, pedimos e tomamos lá rapidamente ou saímos por aí tomando. Só que no lugar dos sucos, são os chás gelados. A base é chá verde ou chá vermelho e há diversas opções de mistura: xarope Monin de vários sabores, yakult, leite, caramelo. O legal mesmo é o pobá (bolinhas de amido de mandioca, o gosto e consistência se assemelham ao sagu) que ficam no fundo do copo, uma grata surpresa no paladar. Eu tomei a mescla de Chá verde, morango e yakult. O Hilton tomou de Chá verde, manga e yakult. Todos deliciosos e refrescantes, dá pra perceber que tudo é feito com o maior cuidado. Assim como na hora de fechar, eles lacram de forma segura e com fofos plásticos desenhados!

Endereço: Rua da Glória, 283, Liberdade - São Paulo/SP
Média de preço: R$10/pessoa
Data da visita: 12/11/11

3 comentários:

  1. Olá querida!

    Nossa, que emoção ler esse post!!!

    Afinal é um dos bairros que mais amo ir, tanto é que procuro visitá-lo todos os meses, apesar de ser um pouco longe a localização!

    Está perfeito Van, a descrição, fotos, tudo! Conseguiu expressar direitinho cada prato e bebida!rs Ontem mesmo estava comentando com o Carlos da vontade de tomar os chás do Tea Station nesse calor que anda fazendo e ele lamentou a falta de tempo e oportunidade. Vou continuar suspirando... rs!

    Quando quiser voltar para lá é só falar!

    Ótimo final de semana, bjinhos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Esse post ficou muito bom! As fotos tb! Tanto é que meu deu vontade de lamen agora...mesmo com esse calor que está fazendo...rs...

    E esse chá então nem se fala...ah se fosse mais perto...rs...

    E vamos combinar mais um passeio pela Liberdade que ainda tem bastante coisa para conhecer!

    Bjo e bom fim de semana!
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Olá meus queridos Carlos e Denise!!!

    Obrigada de novo pela companhia em mais um encontro gastrônomico. Com certeza, ainda queremos explorar muito mais do bairro!

    Amei os comentários, valeu mesmo! E q bom q gostaram do post, fico feliz!:)

    Nossa, mudou o tempo hj... um lamen hj ia cair bem mesmo... hahahaha!

    Até a próxima, bjãoooooooooooo

    ResponderExcluir