22 de julho de 2011

Odisséia pela China, Índia e Espanha!

Ainda seguindo o mês de comemorações, decidi fazer uma postagem especial sobre a estação mais fria do ano: o inverno. Bom, isto é na teoria. Porque na prática, depois da degradação que o homem vêm fazendo ao meio ambiente, as estações estão todas invertidas. Pensando nisso, a indicação de hoje é dupla: uma praqueles dias mais frios e outra pro calor como o que fez nos últimos dias.

The Gourmet Tea

Há bastante tempo, procuro uma boa casa de chás em São Paulo. Já fui às tradicionais Noviças e Mestiças algumas vezes. Devo confessar que fiquei decepcionada pois os chás eram de saquinhos e estes não são chás de verdade. Em minhas aulas de Gastronomia, aprendi que chá são aqueles brands feitos da erva Camellia Sinensis que resultam em 5 tipos: branco, verde, preto, oolong e rooibos. A partir destes é que são feitas todas as demais variações.
Dia desses, nessa minha procura, encontrei a The Gourmet Tea em Pinheiros. Também não era bem o que eu esperava, já que está mais pra uma loja onde você entra, toma seu chá em uma das pequenas mesas ao lado do grande balcão de ervas e vai embora rapidamente.
Mas, mesmo sendo um pouco rápida, minha experiência no local foi bem agradável. Escolhido o sabor de sua preferência (a carta de chás é enorme), o garçom coloca um recipiente transparente contendo 230ml de água quente e algumas folhas. Durante 5 minutos, o líquido vai se colorindo e aromatizando. Um cronômetro digital controla o tempo e avisa quando estiver pronto. Depois, é só encaixar a jarra sob o copo que libera automaticamente a bebida coada. Trata-se de um ritual bem interessante que resulta em uma delicada e saborosa mistura.

Como já havia dito, a variedade é bem grande. Existem cerca de 35 chás orgânicos e a maioria procede da China e Índia. O preço da dose é 4,90. Além disso, a loja vende embalagens a granel, kits prontos pra presentes e até os preparadores de chá. Enfim, o lugar é uma ótima opção pra quem gosta de novas experiências de cores, sabores e aromas!
Endereço: Rua Mateus Grou, 89, Pinheiros - São Paulo/SP
Site: http://www.thegourmettea.com.br/

Calà del Grau

E depois do passeio pela China e Índia, é a hora da Espanha. Esta é uma bela indicação pros dias mais quentes pois é um restaurante que traz toda a refrescância da culinária espanhola. Pra quem não conhece, este tipo de culinária vai muito além da conhecida Paella e do Jamón (presunto crú). É baseada em peixes, batatas, tomate, azeite, alho, vegetais, especiarias e, claro, muito vinho.
Este pequeno e aconchegante restaurante fica na arborizada Joaquim Távora, rua que já faz parte de um roteiro obrigatório dos apreciadores da boa gastronomia. Sempre frequento as diversas opções de lá, mas certamente este espanhol é o meu preferido. Adoro porque possui bom atendimento, cardápio típico, variada carta de vinhos e uma sangria deliciosa. A sangria é uma bebida feita com base numa mistura de vinho tinto, açúcar, suco e pedaços de frutas. Algumas variações podem levar água tônica, vodka, licor e até especiarias e ervas. É servida fresca e com cubos de gelo.

Além de tomar a sangria, costumo comer as tapas (são como as “porções” pra nós) de Batatas Bravas (Batatas com Salsa que é o nome do molho de tomate picante deles).

Pra finalizar, Creme Catalana (que é bem parecido com o Brulêe). A receita tradicional da Espanha acompanha bolachas maizenas.

Nunca falo de toaletes por aqui, mas o deste lugar é legal. Olha os 10 fatos inúteis para voltar e contar à mesa (adorei o "pelo bem da baixa cultura"):

Endereço: Rua Joaquim Távora, 1266, Vila Mariana - São Paulo/SP
Site: http://www.caladelgrau.com.br/

Ou seja, faça chuva ou faça sol: divirta-se!

Um comentário:

  1. Oi Vanessa...
    Belíssimo post...
    Eu pensei nesse restaurante nesse fim de semana. A gente não conhece, mas quase eu e a Vânia fomos lá no sábado... Deve ser ótimo...
    Não sabia da sua especialidade em chás rs...
    eu não sou muito fã, mas confesso que fiquei om vontade de conhecer alguns....
    Abraços
    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.com

    ResponderExcluir