4 de outubro de 2011

Roteiro Gastrônomico: MONTE VERDE (parte 2)

Continuando o roteiro com o melhor da Gastronomia em Monte Verde (veja a postagem parte 1 aqui):

Montanhês

Filial de uma conhecida casa de chocolates de Campos do Jordão, o pequenino local é uma graça. Nem gostei tanto do atendimento, só que ainda assim vale a visita. Possui o melhor Chocolate Quente da região e é realmente uma delícia: grosso, encorpado e meio amargo. O café também é muito bom, bem forte.
O preço é alto, mas os chocolates são tão deleitosos que nem me arrependi do valor gasto. Comprei barras e bombons para trazer pra família e todos amaram!

Endereço: Av. Monte Verde, 969
Média de preço: R$30/pessoa

Restauranti O Caipira

Não, eu não escrevi errado. É assim mesmo que está escrito na fachada adoravelmente rústica e em todas placas de propagandas que encontramos na estrada a caminho de Monte Verde. Curiosos, perguntamos se era bom a alguns habitantes e todos foram categóricos: comida caseirinha e saborosa. Bom, então era tudo o que eu desejava.

Logo quando você entra, começa o encantamento. Somos recepcionados pelo solícito garçom trajado de fazendeiro, com direito até à chapéu de peão. O ambiente é lindamente característico, remetendo totalmente ao clima de uma fazenda.

Parece que estamos entrando em outra atmosfera e as embalantes modas de violas (aquelas antigas, da raiz sertaneja) tocadas ao fundo complementam toda essa magia. Até me emocionei com as músicas pois me trouxeram boas lembranças da minha infância quando minha família toda se reunia pra cantarolar e tocar violão, comandados pelo meu talentoso tio que não está mais entre nós.

Como já disse anteriormente, o "caipirês" domina o lugar. Encontra-se nas plaquinhas do toalete, no barril de carvalho e em todo cardápio recheado de quitutes mineiros.



A pinguinha é servida a vontade. Nós mesmos pegamos uma canequinha e tomamos quantas doses bem entendermos (ou aguentarmos... hahahaha).

Depois de alguns shots, chegou a hora de finalmente "forrar o estômago". Pedimos meia porção de Torresmos que estava muito macio e gostoso.

A seguir, partimos para o PT total (rs): Leitão a Pururuca. Acompanhado de tutu de feijão, ovos fritos, couve refogada, arroz, linguiça grelhada e banana a milanesa. Ufa, imagina o quanto comemos. Não tenho nem muito o que comentar, tudo perfeito.

Pra beber (mais um pouquinho...hehehehe), uma cervejinha básica que é servida naqueles copinhos de alumínio. É uma pena estes copos estarem em desuso porque nunca vi nenhum utensílio que mantenha tanto a temperatura como ele. Prova de que, muitas vezes, o antigo é melhor que qualquer tecnologia.

Na sobremesa, degustei o tradicional Arroz Doce que vinha com a canela à parte para salpicar o quanto quiser.

Elegi este como o meu preferido neste roteiro gastrônomico, recomendo esta verdadeira incursão rural.

Endereço: Av. Sol Nascente, 1370
Média de preço: R$40/pessoa

Finalizando, indico ainda um passeio pelas várias lojinhas de queijos, cachaças e doces de leite. Além disso, veja mais algumas dicas minhas publicadas no Kekanto:
- Pousada Ana Terra: Está sempre nas promoções do site Peixe Urbano. É o que se pode chamar de bom, bonito e barato (opinião completa aqui);

- Cantinho do Banho: Lojinha especializada em sabonetes dos mais variados aromas, vale a pena conhecer e levar como lembrancinhas (opinião completa aqui);

- Unger's Pottery House: Linda galeria de arte com peças bonitas, inovadoras, sofisticadas e bem interessantes (opinião completa aqui).


Enfim, quem ainda não conhece esta acolhedora cidade está perdendo tempo. Pra quem tem receio da estrada, informo com toda segurança que ela apresenta muitas melhorias e já está toda asfaltada. Divirta-se com os tantos passeios oferecidos pela natureza local e, principalmente, faça esta legítima odisséia gastrônomica!

ps.: aproveite e faça parte da comunidade Kekanto pra acompanhar as minhas e outras opiniões sobre todo tipo de estabelecimento!;)

3 comentários:

  1. Olá querida!

    Adorei essa 2ª parte do lugar!!!!!

    Que maravilha de passeio!!!

    Não sei o que mais gostei, se foi o chocolate quente do Montanhês (bateu saudades de Campos rs), a comida do Caipira (amei o copinho vintage de alumínio, fora que salivei com a banana a milanesa que adoroooo!), a pousada que é bem charmosa e a parte de compras! Que delícia tudo isso!!!!!

    Agora deu vontade de ir lá! :)

    Beijão, ótima semana!
    Denise.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, querida... muito bom, né?!? Vcs precisam ir lá sim, vão amar! Estes 2 lugares estão entre meus preferidos!

    Hahahaha! E o copinho vintage é tudo, né?!? É... a pousada tb era show, ainda mais pagando barato! hehehehe

    Obrigada pelo carinho de sempre!:) bjokas

    ResponderExcluir
  3. Acabo de passar um fim de semana maravilhoso em Monte Verde! Fiquei na pousada Alas de la sierra, uma graça!

    Lembro-me desse restaurante, mas não fomos lá. Conheci o Quatro estações (http://temperourbano.wordpress.com/2011/10/11/quatro-estacoes-o-restaurante-com-a-melhor-musica-ao-vivo-de-monte-verde/) e o Cefé Pinhão, onde comemos fondue.

    Fiquei apaixonada pela cidade e pela gastronomia de lá! Com certeza voltarei!

    ResponderExcluir