16 de outubro de 2011

Bar da Dona Onça


Era um domingo típico na terra da garoa, ou seja, aquela chuvinha fina caía pelas ruas de São Paulo. Chato? Não pra quem queria conhecer um tradicional bar localizado no cartão postal Edifício Copan, situado na Avenida Ipiranga que já foi tema da conhecida música Sampa do grande artista Caetano Veloso (sugiro que clique aqui e leia o resto desta resenha ao som desta bela música só pra entrar no clima da cidade). Completando a alegria, estávamos com mais 2 casais de amigos queridos (Carlos & Denise do Tabeteimasu e Gustavo & Vânia do Cia dos Botecos, todos do Kekanto).

O bar em questão é o Bar da Dona Onça. De fachada bonita, o local é no térreo do edifício. Mas a surpresa fica para quando se adentra ao estabelecimento. É tudo muito lindo, elegante e rico em detalhes charmosos na decoração peculiar. A onça está em toda parte, desde na toalha de papel da mesa até na conta onde as patinhas estão lá carimbadas.

Passando também por vários quadros retratando importantes pontos turísticos do mundo com a onça aparecendo em algum canto. É um pouco daquele livro dos anos 90, "Onde está Wally?" (bom, este só as pessoas da minha idade irão entender...rs).
Partindo para ao que nos interessa de fato que é a comida: o Dona Onça é um tipo de bar-restaurante. O cardápio é extenso, possuindo opções de petiscos e pratos mais elaborados. Pedimos de entrada: Croc a milanesa (a carne estava sequinha e os molhinhos bem apurados, sendo um de queijo e outro de pimenta) e Linguiça Artesanal de porco (bom, mas esperava mais já que a descrição era de que a linguiça era produzida lá mesmo).

A variedade de bebidas é vasta, oferecem carta de cervejas especiais e vinhos (apesar de não ter muitas boas oportunidades de custo-benefício). Porém, o mais legal são os inúmeros drinks. Na foto, o nosso aperitivo Onça Pintada (caipirinha de tangerina com maracujá).

Como já sabia que o chef Jefferson Rueda (ex-Pomodori) é especialista em massas, não tive dúvida e escolhi o Ravióli integral de batata recheado de cebola caramelizada ao creme de Grana Padano.

O meu prato não era o mais fotogênico da mesa, mas acho que foi um dos mais gostosos. Fazia tempo que não comia uma massa tão saborosa. O recheio agridoce harmonizou perfeitamente com a leveza da massa e o intenso molho espumante feito com o famoso parmesão italiano Grana Padano. A pena foi o tamanho da porção pois estava tão bom que eu fiquei com gostinho de quero muito mais. Todavia, o prato do Hilton era um dos maiores (Filé ao poivre com capellini ao molho de manteiga e sálvia), só que ele ainda preferiu a minha pedida.

Pra acompanhar, claro que fomos de vinho tinto. O incômodo foi que, depois de muitos questionamentos, escolhemos um vinho em meia garrafa que não estava disponível. Não gostei porque eles trouxeram outro e iam nos servir sem nem falar nada. Por fim, escolhemos outra opção novamente.

As tantas sobremesas nos deixaram em questionamento. O Cheesecake de catupiry bruleé com calda de goiabada cascão agradou no sabor e pecou na leveza, apresentou-se um pouco pesado. Talvez um queijo mais leve se encaixaria melhor na inusitada combinação.

A minha sobremesa acertou em cheio. Simples e delicioso, o Trio Elétrico (pequenas porções de pudim, brigadeiro de colher e quindim). O pudim apresentou a consistência que eu gosto, sem nenhuma bolha de ar. E o brigadeiro foi deleite puro, apenas o quindim faltou um plus do gostinho de gema de ovo.

Na hora do café, mais uma surpresa. Junto com os cafezinhos, o garçom trouxe um shot com um líquido branco. Quando perguntamos do que se tratava, ele disse: é o leite da onça. Ingênua, acreditei e quase misturei ao café pra fazer um pingado... hahahaha! Na verdade, era um gostosinho licor de coco (cortesia).

E ainda acompanharam alguns docinhos muito bons.

Na hora de vir a conta, a comida não ficou tão digesta e deixamos algumas boas notas de oncinhas... hehehehe! É um lugar muito legal, entretanto não dá pra ir com tanta frequência e recomendo para reuniões especiais!

Endereço: Avenida Ipiranga, 200, Centro, São Paulo/SP
Site: http://www.bardadonaonca.com.br/
Média de preço: R$100/pessoa
Data da visita: 09/10/11

3 comentários:

  1. Oi Vanessa,
    Tudo bem?
    Esse dia foi especial mesmo hein....rsss
    Gostamos de tudo e mais um pouco...
    Parabéns pelas fotos....ficaram geniais, estilo Tabei...rss Muito bom...
    Estamos prontos para as próximas,,,hehehee
    Abraços
    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá querida, como vai?

    Que delícia de post, deu vontade de saborear alguns pratos novamente... rs!

    Me diverti ao mencionar o livro do Onde está Wally, adorava ficar procurando ele!!!

    Só lamentei por alguns pratos serem bem reduzidos... parecia que estavam de dieta... não gostei!

    Realmente o lugar deve ser comemorado em datas especiais! E valeu muito a pena ter compartilhado este dia com vcs, a Vânia e Verdelone!!!!!

    Bjos, ótima semana!
    Denise.

    ResponderExcluir
  3. Meus queridos Gustavo e Denise, obrigada pelos lindos comentários... adorei!!!
    Este dia foi especial mesmo e muito divertido. Valeu de novo por tudo!
    E q venham os outros agora!:) Bom fds, bjokas

    ResponderExcluir