29 de setembro de 2011

Roteiro Gastrônomico: MONTE VERDE (parte 1)

Monte Verde é uma microregião pertencente da cidade de Camanducaia que fica no estado de Minas Gerais. Conhecida como a "Suiça Mineira", localiza-se a 1560 metros de altitude e apresenta aquele friozinho aprazível de serra. O símbolo da cidadezinha é a árvore Araucária, espalhadas por suas ruas e se misturando com toda bela natureza irretocável.
Por essas características naturais, a maioria dos restaurantes servem trutas da melhor qualidade e procedência. Além disso, você pode encontrar muita comida típica mineira, sopas, fondues, chocolates e chás. Também percebi a presença das cozinhas alemã e portuguesa.
Começa aqui o meu roteiro gastrônomico desta viagem maravilhosa. Seguem as dicas dos melhores lugares:

Panela de Ferro

O Bruno do site Kekanto visitou esta cidade um pouco antes de mim e disse que experimentou muitas trutas nos restaurantes locais, mas que a melhor era a deste lugar. Sem dúvida nenhuma, fui logo em minha primeira noite. A fachada é bonita e o recinto é trânquilo, exceto pelo fato de estar passando Fantástico no telão.
Atendimento muito bom e comida melhor ainda. Comi a Truta ao molho de maças com batatas salteadas. Não gostei tanto do molho pois faltou o gosto agridoce e o sabor da maça era muito leve.

Mas a truta em si estava excelente, a melhor que já comi até hoje. Pra beber, escolhemos a deliciosa Baden Baden Red Ale!

Endereço: Av. Monte Verde, 1172
Média de preço: R$50/pessoa

Chopp do Fritz

Localizado em uma charmosa esquina, o Chopp do Fritz é amplo, iluminado e chama a atenção. É um dos poucos que está sempre aberto. Dizem que a água pura e límpida de Monte Verde é a melhor da região. Por este motivo, a chopperia tem sua produção no próprio local. Você pode avistá-la no segundo andar do bar e é até possível visitar a fabricação aos finais de semana.

Experimentamos todos os tipos de chopp da casa (Klar, Natur, Koelsch, Dunkel e Weiss) e os achamos bons, mas nada excepcional. O melhor, na nossa humilde opinião, foi o Dunkel.

A especialidade da cozinha é alemã. Para petiscar, pedimos o Bolinho de Einsbein (joelho de porco). O recheio até que é bom, só que o bolinho estava duro, seco e mal frito (como dá pra perceber na foto).

Uma das coisas mais gostosas que tinham no Fritz eram estas mostardas, sendo que a de mostarda agridoce era a mais apurada e saborosa.

O atendimento é mediano, entretanto ainda assim vale a visita pelo ambiente que é decorado com muito bom gosto. É extremamente agradável e de atmosfera divertida!

Endereço: Rua Rolinha, 40
Média de preço: R$40/pessoa

Le Fondue

A dúvida para decidir onde comer o famoso e térmico fondue foi grande, uma vez que quase todos os restaurantes possuem o prato em seu cardápio. Decidi escolher este estabelecimento que parecia ter o fondue como carro-chefe. Não sei se meu pensamento procede porque achei as opções do menu variadas demais.
Amei que este restaurante foi o único que havia aquecedor elétrico em todo este meu roteiro. Portanto, usufrui de um clima aconchegante e bem aquecidinho. Oferece o rodízio de fondue (39,90), mas optamos pelo combo do de queijo + chocolate por 80 reais.
Sinceramente, não apreciei o de queijo: consitência muito firme e gosto predominante de farinha. Ainda bem que o de chocolate compensou. Amargo na medida certa, acompanhava uma infinidade de frutas (inclusive uvas sem sementes), marshmallow e cumbuquinhas com coco ralado e granulado.

A carta de vinhos é boa e inclui opções de meia garrafas. O bom é que saímos quentinhos de lá e prontos pra enfrentarmos o frio de 6 graus que fazia na ocasião!

Endereço: Av. Monte Verde, 1355
Média de preço: R$50/pessoa

Fiquem atentos: este roteiro continua na próxima postagem... até logo!:)

1. Oi Van!

Pelo visto valeu a pena essa viagem a Monte Verde!!!

Adorei o post, fiquei com vontade de viajar também! Hehehe!

O que mais me apeteceu foi a truta do Panela de Ferro, lembrou o lugar em que fomos da última vez em Campos do Jordão, salivei agora! rs

Quero ver a parte 2 logo!

Boa semana, bjão!
    Denise.

2. Oiiiiiiii Dê!!!
    Ai nem me fale, a viagem foi simplesmente demais! Cada vez que leio este post, dá vontade de voltar! Mas viajar é tudo de melhor mesmo, né?!?
    Hummmmm, o Panela de Ferro é muito bom! Foi meu segundo preferido, o primeiro está na parte 2. Até adiantei pq seu pedido é uma ordem!:) bjokas

3. Cheguei a ir no Fritz, mas depois que li os comentários no Foursquare sobre o local, dei meia volta. Muita gente reclamando do excesso de fritura e do mal atendimento!

4. Eu nunca experimentei uma truta, mas vou visitar essa pagina kekanto para ver se eles recomendam algum lugar perto da minha casa.