4 de novembro de 2011

Pastel Trevo de Bertioga


Sexta-feira e calor, combinação perfeita difícil de acontecer nos últimos meses. Aproveitando um destes raros momentos, descemos a Serra do Mar rumo ao Litoral Norte. Sempre que faço esta viagem, o Pastel de Bertioga é parada obrigatória.
Hoje em dia, existe uma infinidade de filiais desta famosa pastelaria que localiza-se em Bertioga, obviamente. Mas o tradicional mesmo, aquele que ganhou fama há muitos anos atrás chamava-se Pastel do Pezão e, infelizmente, fechou. Todos os outros que surgiram depois, apenas seguiram os passos do irreverente Pezão que conheci e bati um longo papo onde ele contou seus segredos pra se fazer um bom pastel e me mostrou, todo orgulhoso, fotos do dia em que esteve na Ana Maria Braga.

Particularmente, todas outras pastelarias não me agradam muito. Exceto esta matriz que gosto bastante. Porém, não sei se é pelo sabor ou pela alegria de estar viajando.

Como dá pra perceber, o lugar é simples. É o primeiro estabelecimento ao ar livre que faço resenha. Apesar da simplicidade, é tudo organizado e limpo. O trailler funciona a todo vapor pois o local está sempre cheio. Nem por isso há tumulto, uma vez que formam-se filas organizadas e ninguém ousa furar. As cadeiras de plástico e o belo pôr do sol já dão a impressão de que você está na praia e bem longe de todos seus problemas, é uma sensação deliciosa.

Oferecem muitos sabores e dos mais variados possíveis. Os pastéis são enormes, extremamente recheados (demais para o meu gosto) e, normalmente, a massa é sequinha. Agora não pense que o preço é de um pastel de feira. Por exemplo, o que eu comi de Frango com Catupiry custa 19 reais (pelo menos, é o catupiry verdadeiro).

O destaque do passeio fica por conta da Garapa, o caldo da cana. Dispensando maiores apresentações, todo mundo já tomou na vida e deve ter uma história ou doce lembrança envolvendo essa iguaria. Aliás, está aí a sinestria da Gastronomia: certos momentos aparecem como mágica em nossa mente quando sentimos determinados sabores e aromas. Na foto é a garrafa de 1 litro (R$7,00) e a adição de limão ou abacaxi acrescenta 1 real ao valor.

Depois dessa paradinha revigorante, seguimos na estrada até chegar ao nosso destino: a Barra do Sahy. Na próxima postagem, veja dicas gastrônomicas nesta linda praia!


Endereço: Rodovia Rio Santos, km 226, Bertioga - Litoral Norte/SP
Site: http://www.pasteldotrevodebertioga.com.br/
Média de preço: R$25/pessoa
Data da visita: 21/10/11

5 comentários:

  1. Olá!

    Que vontade de tomar garapa agora! hahaha...mais do que comer pastel...rs...queria ter conhecido o original (Pastel do Pezão pois aquele que tem em Santo André (o Trevo tb) não gostei muito....

    Vou aguardar as próximas dicas...

    A primeira foto ficou show hein!

    Abs e bom fim de semana,
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Olá Carlos!!!

    Muito obrigada pela visita e comentário, adorei!

    Garapa é td de bom, né... fala sério! Mas é verdade... o Pezão q valia a pena!

    Valeu! Um elogio seu pra uma foto minha é uma honra!;)

    Lindo fds tb! E até mais...

    Abs, Vanessa

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal acho que vcs estão um pouco errados a cerca do pastel de bertioga, quem criou esse famoso pastel foi o mineiro Donizete da Silva que iniciou sua tragetória em uma barraca na beira da av 19 de maio com rio santos, quando então o movimento começou a ser muito Donizete contratou o Pezão para ser pasteleiro que na época nem pastel conhecia, depois de muitos anos com o pastel trevo ja edificado Pezão resolveu sair e montar sua propria pastelaria que acabou fechando depois de uns meses sendo assim Pezão voltou a trabalhar com o Donizete e continua até hj, então O FAMOSO PASTEL É O TREVO E NÃO PEZÃO, e em santo andré ainda não temos nenhuma unidade cuidado pois é uma loja irregular, espero que essas informaçoes foram uteis.
    abraços Pastel trevo de bertioga

    ResponderExcluir
  4. Olá equipe do Pastel Trevo!

    Primeiramente, é um prazer tê-lós em meu humilde espaço!

    Gostaria de deixar claro que estas foram as informações passadas pra mim. O trabalho neste blog é muito sério e repassa apenas o que há de mais verdadeiro no ramo da Gastronomia.

    Portanto, com certeza, existe mais de uma história sobre a fundação da pastelaria. Então deixarei seu comentário como forma de correção da informação.

    Ressalto que meu texto não afirmou que vocês não são os verdadeiros, aliás pelo contrário, ainda elogiei e falei que o oficial é obviamente o que fica no trevo de Bertioga.

    O enfoque deste blog é única e exclusivamente falar sobre a qualidade e atendimento dos produtos gastrônomicos. Desta maneira, posso expor minha opinião de forma coerente e bem escrita. Assim como fiz com seus produtos, elogiando tudo o que há de bom.

    Enfim, desculpe se houve algum equívoco. Volto a afirmar que tratava-se da informação que haviam me passado e que o foco deste blog é somente a comida.

    Obrigada pelos esclarecimentos e, como defendo sempre a coerência dos fatos, seu recado ficará aqui para definitiva conclusão de meus respeitados leitores.

    Atenciosamente,
    Vanessa Fernades

    ResponderExcluir
  5. esse é clássico ne.
    nao curto muito, mas é tradicao pra todo mundo que passa por essas bandas..

    abs,
    Fábio.

    ResponderExcluir