12 de setembro de 2011

Restaurant Week: Arabia

O evento gastronômico “Restaurant Week” acontece neste momento na cidade de São Paulo (maiores informações neste post aqui). Basicamente, trata-se de um evento onde renomados restaurantes estipulam menus promocionais com entrada, prato principal e sobremesa para o almoço e/ou jantar. Neste ano, houve um pequeno reajuste e os valores são: 31,90 no almoço e 43,90 no jantar. Achei totalmente desnecessária esta “inflação” no preço e percebo que aumenta um pouquinho a cada nova edição, só espero que continue valendo a pena daqui pra frente. Esta é a nona edição e notei que está cada vez mais profissional, pelo menos nos que tenho visitado. Estive em todas edições e captei essa evolução.

Aproveitamos o último feriado para conhecer o Arabia, famoso restaurante árabe na região do Jardins. Pela primeira vez, usufrui do SPRW no horário da noite. Apesar de ser mais caro, ainda compensa em relação aos preços originais. O local apresenta tantas opções do menu week que fica até difícil de escolher. Optei pelo trio de pastas (babaganush, coalhada e homus) de entrada. Algo supremo, nunca experimentei pastas tão saborosas quanto estas. Era temperada na medida certa, leve, suave e cremosa. Acompanhava pão sírio quentinho que estava ótimo também.

No prato principal, o Hilton ficou com o Fundo de alcachofra recheado com carne e arroz com aletria (fundo de alcachofra recheado com carne e snoobar coberta com molho de coalhada e hortelã seca).

E eu escolhi o Peito de frango com figo seco no molho de tamarindo (suculentos pedaços de peito de frango recheados com figos turcos e cozidos no molho de tamarindo, acompanha uma porção de arroz com aletria).

Tudo delicioso, apesar de cada um ter preferido o seu. Só que na sobremesa, confesso que esperava mais dos doces árabes pois falam muito bem do chef patissier libânes.

Já comi melhores (até em restaurantes bem mais simples como o Shababs em Santo André), mas o destaque foi o tradicional melzinho que acompanha estes tipos de doces. Não era tão açucarado como de costume e havia um protuberante gosto de anis que, surpreendentemente, refrescava e permanecia na boca. Adorei que eles colocam uma jarra com a calda pra você se lambuzar a vontade.

Entretanto, no geral, a sobremesa do Hilton era melhor: Torta de chocolate com amaridim (massa integral, chocolate belga sobre uma fina camada de damasco).

Outro ponto positivo é a sugestão de um vinho promocional especialmente para o evento. Claro que bebemos ele mesmo e era bem gostoso, principalmente pelo valor de 35 reais (excelente custo-benefício).

Pra finalizar, o lugar também inova. Ao invés do café, quase todos clientes pedem o Chá de hortelã com essência de rosas. Todo o “mise en scene” no momento de colocar o líquido na charmosa louça chama a atenção e atribui um valor adicional ao produto.


Resumindo, o Arabia é uma ótima escolha entre os tantos estabelecimentos participantes. Recomendo até para fora do RW pois é uma agradável combinação de ambiente elegante com comida bem feita. Melhor árabe que já visitei, valeu cada centavo!


Endereço: Rua Haddock Lobo, 1397, Jardins - São Paulo/SP
Site: http://www.arabia.com.br/site/
Observação: o SPRW vai até dia 18/09/11, veja outros detalhes neste site.

7 comentários:

  1. Oi Vanessa,

    Excelente post...

    Curti bastante as fotos... Até achei que tinha entrado no Blog do Tabei...rs

    Fala sério, o Arabia é muito bacana mesmo né....
    O melhor Árabe que a gente já foi também..rs

    Abraços

    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Vanessa!

    Que delícia de post hein!!! rs

    Pelo visto saborearam muito bem os pratos servidos no SPRW! Fiquei curiosa com o chá de hortelã, que legal como foi servido!

    A gente experimentou uma vez na unidade da Vl.Olímpia, mas não tivemos as mesmas impressões... achamos os pratos regulares.

    Depois dá uma olhada em nosso blog:

    http://tabeteimasu.blogspot.com/2010/06/arabinha.html

    De árabe gostamos do Almanara e Farabbud!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Verdelone!!! Td bem?!?
    Obrigada pelo comentário, sempre bom ter vcs por aqui! E q bom q gostou do post... realmente o Arabia é sensacional!
    Valeu pelos elogios das fotos, estou me esforçando... rs! Eles fazem escola, né... mas a gente tenta! hahahaha
    Até mais! Abs, Vanessa

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiiiii Dê!!! Q bom q gostou!:)
    Olha o chá era um capítulo a parte mesmo... não só pelo sabor bom demais, mas tb pelo espetáculo! hehehehe
    Ah q pena q não deram sorte! Eu gostei bastante, claro q tem uma falha ou outra... só q, na minha opinião, nada q desqualifique o lugar. Vou lá dar uma olhada no post e comentar!
    Até logo, logo mesmo... eba!
    Bjokas, Vanessa

    ResponderExcluir
  5. Vanessa, que bom que você gostou do jantar!
    Nos esforçamos ao máximo durante o Restaurante Week pra atender a todos da melhor forma e com os melhores pratos... é ótimo saber que vale a pena!

    Volte mais vezes e sempre que tiver alguma sugestão ou crítica, nós estamos à disposição!

    Abraço!!

    ResponderExcluir
  6. Vanessa, querida, que delícia é essa desse Peito de frango com figo seco no molho de tamarindo!!!Só o nome já me deixou com água na boca rsrsr!! Adoro molhos com tamarindos,fica bem no frango, carne de boi e até com carneiro!Como todo membro de família-árabe, sou tiete desta culinária e faço um couzcous marroquino delicioso, "pra lá de Bagdá" rsrsr. Bjs, sucessos!

    ResponderExcluir
  7. Obrigada ao ARABIA pelo comentário! Dá pra perceber pq vcs fazem cada vez mais sucesso!

    Olá Diana, td bem?!? Q prazer tê-lá novamente por aqui. Tamarindo é tudo de bom mesmo, né?!? Tb amo a comida de sua família e q vontade de comer couzcous q me deu! rs
    Obrigada! Bjs, Vanessa

    ResponderExcluir