13 de outubro de 2010

Cardápio completo

Atendendo aos pedidos, estou de volta! Dia desses, fiz um cardápio gostoso pra um almoço qualquer. Preparei risoto de parmesão, filé-mignon ao molho de gorgonzola e batatas gratinadas. Parece complicado? Não, não é. Segue aqui as receitinhas:

1) Risoto de parmesão – A base do risoto é quase sempre a mesma. Sue cebola picadinha em 1 colher de sopa de azeite e outra de manteiga (dependendo do sabor, você pode colocar salsão ou alho picado). Coloque o arroz arbório (cada xícara de chá representa 150 gramas) e frite um pouco. Em seguida, despeje o vinho branco seco (+ou- ½ garrafa pra 2 xícaras de arroz) e deixe evaporar o álcool. Depois regue com caldo de carne ou frango (no caso é o de carne) aos poucos e cozinhe os grãos delicadamente. Nunca pare de mexer até que chegue ao ponto “al dente” (crocante por fora e macio por dentro). Por fim, é só acrescentar os ingredientes do sabor escolhido. Neste de parmesão, coloco umas 200 gramas de queijo parmesão ralado e salsinha picada. Gosto muito também do risoto de brie com damasco onde coloco o damasco picadinho e, logo em seguida, o queijo brie em cubos. Acerte os temperos (sal e pimenta do reino) e sirva imediatamente.
2) Filé-mignon grelhado ao molho de gorgonzola – Pra grelhar a carne (devidamente temperada com sal e pimenta do reino preta), o segredo é esquentar bem a grelha ou uma frigideira com um pingo de azeite. Coloque a carne e sele de um lado e do outro. Assim sua carne ficará selada, as fibras serão fechadas e ela continuará suculenta em seu interior. Incrementando a carne, faça um molho de gorgonzola: Em uma panela, coloque 1 colher de sopa de manteiga e 2 de farinha de trigo. Você estará fazendo um roux, ou seja, fritando a farinha. Acrescente 300 ml de leite e deixe engrossar (se ficarem grumos, bata no liquidificador). Tempere com noz moscada. Esfarele o queijo gorgonzola e junte-o ao molho, a quantidade varia de acordo com seu gosto. Se precisar, acerte o sabor com sal e já está pronto.
3) Batatas gratinadas – Esta receita tem a minha assinatura em todas as etapas, eu que inventei do início ao fim. Cozinhe as batatas até que fiquem apenas mais moles (em água com um pouquinho de sal). Num refratário, coloque as batatas. Por cima, salsinha e cebolinha picadas. Salpique parmesão ralado e pedaços de manteiga. Finalize com azeite e leve ao forno até que as batatas estejam levemente gratinadas.

6 comentários:

  1. Vavá, ótima dica! O Rapha irá amar todos os pratos (acho que farei hoje á noite)!
    Bjinhos
    Li

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, parabens pelas dicas de gastronomia e seja bem vinda ao 'Best US$30 Wine'! Esta é minha primeira incursão ao universo de blog/twitter/facebook (e tenho que confessar que grande parte do incentivo veio do meu diretor!)

    Enfim, participe e sinta-se em casa para pedir dicas de 'harmonização' com algum prato.
    bjs
    LE

    ResponderExcluir
  3. Oi Vanessa,
    Tudo jóia?
    Colocamos um link do seu blog no nosso...Quando tivermos mais tranquilo a gente arruma um banner 120x60... rs
    Deu água na boca esse Risoto, Filet e a Batata...
    Ótima gastronomia/dicas como sempre...
    Abçs
    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Vanessa,
    Preparei o file mignon grelhado ao molho de gorgonzola e foi um sucesso. Recebi muitos parabéns.
    Suas receitas são bem explicadas e fáceis de fazer. Até eu que não mando bem na cozinha estou fazendo sucesso.

    Elisabete da Paixão

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa...
    Estamos no aguardo de uma receita de petisco... rs
    Essas são muito complexas pricipalmente pra gente que tá sempre errando...ehehehhehe
    Abraços
    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Essa receita da batata também é sensacional, fácil de fazer e muito gostosa!

    ResponderExcluir