3 de dezembro de 2010

Ratatouille

Quem não se lembra de Remy, o ratinho que sonha em se tornar chef de cozinha do filme Ratatouille? Impossível não se encantar com aquele história e com as belas cenas de Paris (mesmo que em desenho animado). Pra quem não se recorda: Remy é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau. Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini, um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.
A partir daí, a diversão é garantida. Retrata a loucura das cozinhas de restaurantes, a luta dos chefs pra se manterem sempre em alta e, claro, muitas receitas. Uma delas, a mais marcante, é a que dá nome ao filme. É a receita da tradicional Caponata italiana (que foi afrancesada e batizada como Ratatouille). Como diz o próprio crítico gastronômico no filme, é uma simples mistura de legumes que te remete a sabores caseiros e aroma de comida da vovó.
Enfim, vale a pena reproduzir. Sirva como antepasto ou somente pra petiscar, acompanhada de pão italiano e regada generosamente com um azeite de boa qualidade. O sucesso é garantido! Segue a receitinha:

Ingredientes
2 berinjelas
1 abobrinha italiana
1 cebola
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
30 gr de uva passa branca sem caroço
30 gr de azeitona verde sem caroço
40 ml de azeite virgem
QB (quanto baste) de sal, pimenta do reino preta e orégano seco
4 ml de vinagre de vinho branco

Modo de fazer: Corte os legumes em cubos médios (particularmente eu prefiro retirar a casca, mas fica a critério de cada gosto). Arrume-os em uma assadeira e tempere com azeite, sal, pimenta e orégano. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus e asse até estarem macios. Retire do forno, adicione o vinagre e misture. Resfrie e sirva frio.

ps.: este post vai pro meu colega blogueiro do Cia dos Botecos que havia me pedido uma receita de petisco!

2 comentários:

  1. Oi Vanessa...
    Quanta honra ser lembrado nesse delicioso Blog...
    Essa Caponata Italiana parece divina... mas antes de sonhar, ou tentar fazer esse petisco, vou assistir o filme, quem sabe eu num pego umas dicas com o Remy...
    Depois te mando a foto, mas vai demorar um pouquinho...eheheheheh E não é na primeira receita que se acerta...rssssss
    Abraços
    Verdelone
    CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Van!

    Adorei esse prato! Vou deixar essa receita anotada! Se bem que se eu fizer não vai ficar tão bom quanto o seu! rsrs...Já anotei a receita do angu com linguiça tb!

    Mais uma vez obrigado pelo delicioso almoço!

    Bjo e boa semana,
    Carlos

    ResponderExcluir