25 de agosto de 2011

Rota dos Restaurantes

Quem disse que São Bernardo do Campo não possui roteiro gastrônomico? Não temos tantas opções quanto São Paulo, claro. Só que desfrutamos de alguns ótimos lugares.
O São Judas Tadeu Demarchi é um bom exemplo. Localiza-se na tradicional Rota dos Restaurantes do bairro Demarchi. Nesta rota, existem vários restaurantes do mesmo estilo onde o forte é o famoso "Frango a passarinho com Polenta frita". Além do São Judas, temos o Florestal, São Francisco, Gaya, Pinheirão, Santo Antônio (outro que está entre meus preferidos, veja um belo post deste local no blog amigo Tabeteimasu, além do meu post aqui). Moro em um bairro vizinho (Parque Espacial), bem pertinho e frequento desde que me conheço por gente. É um daqueles locais (juntamente com o Sto Antônio) que me trazem lembranças familiares com aquele gosto de comida caseira e quando eu tinha toda minha família ao meu lado. Alguns conterrâneos torcem o nariz, talvez por não darem o devido valor às características da nossa cidade. Portanto, posso afirmar que a rota é mais valorizada pelos próprios paulistas e somente pelas famílias mais tradicionais de SBC.

A característica fundamental é que são locais enormes, salões bem amplos e confortáveis. O atendimento também não deixa a desejar, sempre muito rápido e eficiente. Lá se encontra, além do frango com polenta, suculentas picanhas fatiadas, massas com bastante molho, peixes e frutos do mar. Tudo bem típico da culinária italiana, parece que você está comendo na "casa da nona".
Normalmente, no almoço, o serviço é de buffet (38,00 por pessoa aos finais de semana) e, de noite, fazem o "Jantar Dançante" com serviço a la carte e pista de dança aberta até de madrugada embalados por uma agradável banda ao vivo. O restaurante costuma receber também grandes nomes da música brasileira para realização do chamado "Jantar-show". O preço varia muito conforme o artista, mas inclui um belo jantar com tudo a vontade, exceto as sobremesas. Há pouco tempo, assisti aos shows do Fábio Júnior e da Paula Fernandes, todos com lotação esgotada.
Uma boa dica para o almoço durante a semana é o que eles chamam de "Almoço Express": buffet com comidas frias e quentes mais as estações de carnes grelhadas e massas feitas na hora. Também inclui máquinas de suco (3 sabores variados) servidos a vontade. O preço único é de 17 reais para as mulheres e 18 reais para os homens (nada mais justo, geralmente os homens comem em maior quantidade) e a mesa de sobremesas é 5 reais, com destaque pro delicioso pudim de leite (o melhor que já comi na vida, sem exagero). Eventualmente ocorrem os festivais como, por exemplo, o Festival de Frutos do Mar que está acontecendo em todas as noites de sexta (44,90 pessoa). Enfim, como dá pra perceber as alternativas são variadas e vale o passeio. Quem quiser, pode até dar uma esticadinha na praia. A mais próxima, Santos, fica a apenas 30 minutinhos daqui.
Este, sem dúvida, é um post especial pra mim. Daqueles que tocam ao coração, com menos firulas e mais sentimento!

Endereço: Av. Maria Servidei Demarchi, 1688, Demarchi - São Bernardo do Campo/SP

4 comentários:

  1. Olá Vanessa!
    Valeu pela indicação do nosso post!

    Realmente tem muita gente que não dá valor por acharem que se trata de uma comida simples, mas nos dias de hoje com tantos restaurantes novos inventando coisas e virando modinha (mais pelo ambiente do que pela comida), é difícil encontrar uma comida simples e boa. E muitas vezes o menos é mais...

    Eu conheci a rota só depois que comecei a namorar a Denise mas desde então já fui várias vezes. São lugares que você já sabe o que vai encontgrar, desde o atendimento até a comida. E o melhor de tudo é que eles não mudam nada!

    Quem sabe não marcamos um encontro lá um dia desses? Lá pelo menos ninguém fica forçando para sair da mesa...rs

    O post ficou muito bacana!

    Abs,
    Carlos

    ResponderExcluir
  2. Oieee, caprichou neste post hein!!! rs

    Confesso que fazia parte dos que torciam o nariz, mas de uns tempos para cá mudei meus conceitos.

    Vejo que temos ótimas opções e só tenho elogios!

    Atá sinto falta desses restaurantes na capital e em cidades do interior. Todo mundo gosta!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Carlos!!! Primeiramente, obrigada pela visita e comentário!:)
    Concordo plenamente. O pessoal tem preconceito, acha q comida boa deve ser requintada e cara. E, muitas vezes, o valor está exatamente nesta simplicidade. Naquele comida com gostinho de casa, de família!
    Eba, podemos marcar de irmos sim...
    Até a próxima! abs

    Olá Dê!!! Obrigada, realmente deveria ter desses na capital e no interior mais ainda!
    Vc pensa... eu tb já torci o nariz, mas depois me dei conta que temos q valorizar o q tem de bom por aqui!:) bjokas querida

    ResponderExcluir
  4. Meu, cresci indo a estes restaurantes com minha família e até hoje frequentamos.
    Somos do Rudge, hoje um pouco mais espalhados pela Capital, mas sempre que podemos nos reunimos para ir até o Demarchi, com destaques especiais para o São Judas e o Florestal.
    O plus fica por conta dos casamentos e das grandes 'farras musicais' aos sábados à noite...chega a ser uma experiencia antropológica!
    Belo post, parabéns !
    Eduardo.

    ResponderExcluir