25 de outubro de 2012

Mocotó Restaurante e Cachaçaria

Senhoras & Senhores, Mocotó no blog! Claro que todos já ouviram falar desse restaurante e, evidentemente, ele já foi tema de um post meu (veja aqui). Mas não sei como esse lugar consegue melhorar a cada nova visita, portanto merece mais uma menção neste meu humilde espaço gastrônomico.
Dia 16 de outubro, uma terça-feira "branca" (ou um dia útil, se preferir). Isso mesmo: vá em um dia de branco, pois o Mocotó é disputadíssimo aos finais de semana. Como? Não sei. Dê o seu jeito e não se arrependerá. Ou tenha paciência em um sábado ou domingo.
Todo mundo sabe que a localização é desfavorável (zona norte, bem norte de São Paulo), por isso não visito tanto como eu gostaria (pensando bem, é melhor assim... senão estaria ainda mais gorda, rs). A última vez que estive lá foi em 2010 e, desde então, o ambiente mudou bastante: está mais amplo, organizado e agradável. Ficou um pouco mais "chique", sem perder a identidade. Há quadros com todos prêmios e reportagens nas paredes e a pitoresca e envolvente música nordestina de fundo dá o toque de graça ao local.
Sentamos em uma mesa ao lado do bar e fomos bem atendidos, como é usual. Os garçons são muitos e sempre solícitos, explicam tudo calmamente e era possível ver o famoso chef Rodrigo Oliveira passando pra lá e pra cá. Além disso, o funkeiro Mister Catra almoçava neste dia também. E eu o confundi com o MC Claudinho. Dá pra perceber que entendo mais de comer do que de funk, né?!? Então, vamos ao que interessa...
Iniciemos pelos bebes. Pedimos uma dose de cachaça para degustarmos. Trata-se de uma cachaça premium chamada Weber Hauss: envelhecida em barris de madeiras nobres como Cabriúva e Carvalho e graduação alcoólica 38% vol. Muito boa, não é daquelas cachaças que "rasgam" a garganta. A cervejinha escolhida foi a Colorado Indica, feita com rapadura: forte, encorpada e saborosa.
Eu pedi a Caipirinha Três Limões. Composta pelos limões cravo, taiti e siciliano, a caipirinha ainda levava cravos e açúcar de baunilha. Difícil explicar o sabor surpreendente desta junção, resumidamente: maravilhosa.
Outro drink degustado foi o Maria Bonita (cachaça com cambuci, gim e limão). Achei o nome tão bonito, só faltou o conteúdo estar um pouquinho mais gelado. Estava gostoso e a borda encrustada com sal e pimenta acentuou o sabor da bebida.
De entrada, petiscamos as porções Dadinhos de Tapioca (Cubinhos de tapioca com queijo-de-coalho dourados e servidos com molho de pimenta agridoce)  e Queijo de Coalho com Melado (Porção de queijo dourado na manteiga-de-garrafa, acompanhada de melado de cana). Tudo deliciosamente saboroso, especialmente os dadinhos, um dos meus quitutes favoritos (ainda no caminho, já salivava pensando em comê-ló).

Nos pratos principais, o nosso rega-bofe contou com o legítimo Baião de Dois (o arroz com feijão nordestino que leva queijo-de-coalho, lingüiça, bacon e carne-seca em sua composição). Acompanhava também um Purê de Inhame que estava divino. Outro prato foi a Carne de Sol Assada que é preparada artesanalmente (conforme o graçom nos explicou) e servida com manteiga-de-garrafa, alho assado, pimenta biquinho e chips de mandioca.

Para experimentar uma das novidades do cardápio, escolhemos o Pirarucu Assado com Crosta de Castanha e servida com Vinagrete de Feijão Fradinho e Mandioca Cozida. O tenro peixe saboroso harmonizando com esse vinagrete de feijão e a mandioca molinha era de se comer rezando, ou melhor, agradecendo ao Lampião, Maria Bonita, enfim a todos os deuses do Sertão.
Entre uma garfada e outra, já sonhava com a sobremesa. As opções são excelentes e eu optei pelo primoso Creme Bruleé de Doce de Leite com Umburana. O Hilton escolheu o igualmente delicioso Bolo de Chocolate com Cupuaçu e Castanha-do-Pará.
 
Ainda fechamos o banquete com um bom café espresso. Com o "bucho" cheio e felizes da vida com a tarde deleitosa, pedimos a conta...
 
Como podem ver, a conta ficou cara (estávamos em 4 pessoas e saiu aproximadamente R$86/pessoa). Sim, foi-se o tempo que o Mocotó era a combinação perfeita do Bom&Barato. Mas dá para economizar nos pedidos e enxugar bastante essa conta. É que nós não nos controlamos mesmo e enfiamos o pé na melância, não foi nem na jaca. E acreditem ou não: saímos sem nenhum centavo de arrependimento. A empolgação era tanta que até pedi uma foto com o renomado chef (depois dos drinks, claro...rs), do qual sou realmente fã.
Enfim, isso é o Mocotó: um restaurante onde você se sente confortável, come muito bem, farta-se de alegria e vai embora pensando no dia em que irá voltar!
 
Endereço: Avenida Nossa Senhora do Loureto, 1100, Vila Medeiros - São Paulo/SP
Média de preço: R$85/pessoa
Data da visita: 16/10/12

7 comentários:

  1. Vâ!! Amei!! Realmente parece tudo uma delícia!! Um beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiiiiiiiii Sá!!! Td bem?!?

      Nossa, eu amo esse lugar! É tudo uma delícia e muito mais!

      Saudades! :)

      Bjão,
      Vanessa

      Excluir
  2. Olá queridíssimos!!! Td bem?

    Uauuuuu!!! Nossa, quanta coisa maravilhosa! rs

    Difícil eleger o meu prato favorito e apesar de ter ido só 1x (concordo em gênero e grau que a distância é gritante para quem mora no ABC) o lugar é inesquecível...

    Babei nos dadinhos de tapioca, baião de dois e o pirarucu...até a carne de sol fquei com vontade! E as bebidas? Quero todas, hahaha!

    As sobremesas também são divinas, esse creme bruleé provamos e estava perfeito!

    Pelo visto perdi essa visita, mas fica para uma próxima!

    Bjão,
    Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amiga!!! Td bem e vc?!?

      Vc definiu bem: é inesquecível. Estava tudo incrível e dá vontade de comer de novo toda vez que eu leio o post! rs

      Com certeza, ainda precisamos ir lá juntos! ;)

      Bjão,
      Vanessa

      Excluir
  3. Oiê! Não sei se você já pediu, mas não consigo não comer a tapioca e o sorvete de rapadura!!!!! beijo!

    ResponderExcluir
  4. Oláaaaaaaaa Fá!!! Td bem?!?

    Eu aaaaaamo a tapioca e o sorvete de rapadura...

    A tapioca eu sempre peço tb, mas desta vez não deu espaço! hahahaha

    Obrigada pela visita e comentário!!!

    Bjão,
    Vanessa

    Bjão,

    ResponderExcluir
  5. Oi Vanessa,
    Tudo bem?
    O Mocotó é realmente demais...
    Mas você não tirou foto com o Catra??? rs
    Belíssimo post..
    Sds
    Abçs
    Verdelone - CIA DOS BOTECOS - www.ciadosbotecos.com

    ResponderExcluir