19 de março de 2014

Sainte Marie Gastronomia

Depois de um longo e fervoroso verão, finalmente conheci o famoso Sainte Marie Gastronomia, considerado por muitos como o "Mocotó das Arábias", isso porque também é um restaurante singular com boa comida, comandado por um talentoso chef e disputadíssimo, com longas filas de espera. Justamente por ser tão concorrido, chegamos cedo, bem cedo, por volta das 11:30hs da manhã. O local é bem pequeno e realmente lota rapidamente.
A fachada simplória e o ambiente despretensioso coincidem com o que há de mais encantador por trás de todo esse sucesso: a hospitalidade, demasiada simplicidade e espontânea simpatia do chef Stephen Kawijan. Quem acompanha esse blog, sabe que dificilmente cito os nomes dos chefs, só de alguns poucos que definitivamente chamam a minha atenção e merecem todos elogios. Vai de mesa em mesa, conversa de igual para igual com seus clientes, possui o talento sem nenhuma empáfia, que é peculiar em muitos renomados chefs por aí. Ele está verdadeiramente de parabéns por tamanha humildade e espero que isso nunca mude, por mais alto sejam os objetivos que ele alcance. Ah e ele também é super antenado nas redes sociais, algo fundamental nos dias de hoje.
Como se não bastasse, Kawijan ainda realiza uma verdadeira arte em sua cozinha. Todo o tempero, cuidado na apresentação e harmonia de sabores são sentidos em sua culinária libanesa. Então, vamos ao que interessa, ou seja, comida da boa: começando pela Coalhada com a "piscininha" de azeite e pistache. Muito saborosa e sem sombra de dúvida, a melhor que já comi.
Depois pedimos Babaganush que estava boa, mas com um gosto muito pronunciado de defumado para o meu gosto. Porém, combinou perfeitamente com a cervejinha.
É chegado então o momento das esfihas, claro. Confesso que foi o meu preferido, uma vez que as esfihas de lá são sensacionais. Experimentamos a de Cebola, Basterma e Queijo de Cabra. Todas deliciosas, especialmente a de cebola.
A Mousaka foi a próxima pedida e ela era realmente diferente de todas as outras que comi, coberta com queijo de cabra e a base é de batata. O pessoal da mesa achou um pouco salgado, mas eu adorei.
E finalizando perfeitamente o nosso agradável almoço, pedi o Mousse de Chocolate com Calda de Maracujá de sobremesa. Nossa, aquilo é um mousse de verdade, o resto é história. Só de pensar, salivo e quero comer de novo.
O Hilton pediu a Torta de Pistache e também adorou.
Como nem tudo são flores, devo falar do atendimento que, apesar de toda simpatia e esforço do dono, deixa a desejar. Há até um aviso "fofo" (aliás, como tudo é lá, o chef criativamente adotou o adjetivo fofo para tudo que diz respeito ao seu restaurante) sobre tal equívoco. Nós nem nos importamos, já que estávamos em uma animada mesa de amigos e o que não nos faltava era assunto. Entretanto, talvez seja necessária a contratação de uma mão de obra mais especializada para corrigir esse erro.
Apesar desse contratempo, este é um excelente restaurante que certamente voltarei outras vezes. Não tanto quanto gostaria, pois fica bastante longe para mim. Mas, com toda certeza, vale a "viagem", as muitas calorias adquiridas e até o preço (que é um pouco salgadinho, rs).
Enfim, o lugar é uma incrível incursão na cozinha libanesa e foi uma "fofura" de experiência gastronômica que eu recomendo e muito!

Endereço: Rua Dom João Batista da Costa, 70, Jardim Taboão - São Paulo/SP
FB: https://www.facebook.com/Mercizao
Média de preço: R$80/pessoa
Data da visita: 01/05/14

Um comentário:

  1. Olá, Vanessa!!

    Foi longe comer as delícias árabes!!Mas, vale a pena!Aqui,somos descendente arábes e gostamos muito de todos esses pratos,! Só achei que a sobremesa deveria ser mamul ou belewa..adoooro!!Realmente, o preço é salgado!Mas de vez em quando e se valeu a pena-tudo bem!Quando estiver em Salvador,dê um pulinho em Lauro de Freitas e visite a Cabana Árabe(fica em uma rua bem tranquila e a casa tem romãs, figos , acerolas...e canteiros de temperos!!) e a comida é do tipo caseira, mas muito saborosa e feita na hora pela própria dona!Bjs.

    ResponderExcluir