21 de maio de 2014

Veja ABC "Comer&Beber 2014/2015": Brigadeiro e Café

"Comer, beber e amar... O resto não vale um níquel" (Lord Byron)

Agora começo a contar toda minha odisseia em torno da minha honrosa participação no Júri da publicação "Comer&Beber" da Revista Veja (veja a primeira parte aqui). As duas primeiras categorias que irei detalhar são os deliciosos vícios chamados Brigadeiro e Café. Acompanhe:

BRIGADEIRO
 
Criado na década de 1940, o brigadeiro é um doce brasileiro. O nome foi adotado em homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, candidato à presidência da república na época. Foram servidos os docinhos nas festas para promover a sua candidatura. Inicialmente era feito com leite, ovos, manteiga, açúcar e chocolate. Atualmente, a receita básica leva leite condensando, chocolate em pó e manteiga. Ainda há variações que levam chocolate meio amargo em barra ou cacau em pó. Existem também diversos outros sabores que fogem do tradicional.
E a cada dia que passa, o brigadeiro ganha mais espaço. O que antes se restringia a festas de aniversários e comemorações festivas, agora ganhou ares de requinte e há muitas docerias especializadas na guloseima. Sendo assim, neste ano, ele virou uma das categorias de Comidinhas na Veja. Eu tive a "difícil" missão de experimentar alguns brigadeiros por aí, rs. Como sou fã do doce, já o degustei em muitos locais e nenhum, até hoje, havia me agradado o suficiente. Portanto, fui conhecer algumas recentes docerias e as que mais me agradaram foram:
 
1) Dom Brigadeiro

De todas que conheço por aqui, talvez seja a mais agradável, já que a loja fica em uma avenida e não em um shopping. O ambiente é bastante aconchegante, com mesinhas caprichosamente arrumadas e decoração extremamente charmosa. Além do gostoso clima do lugar, o atendimento também é bom.

Pena que cheguei meia hora antes dela fechar as portas e não haviam muitas opções (o que achei um erro, mas enfim). Pedimos então 2 Tradicionais, 1 de Caramelo e outro de Doce de Leite com Côco e o cafezinho para acompanhar, claro.
 Eles estavam lindos, a apresentação é realmente impecável, mas preferi o de caramelo ao tradicional. Acho que o tradicional passou do ponto e estava um pouco pegajoso.
Como estava avaliando também o café, devo dizer que ele estava saboroso e até melhor que os brigadeiros em si.
Dom Brigadeiro está na Avenida Robert Kennedy, 3437, São Bernardo do Campo. A média de preço foi de aproximadamente R$10/pessoa.
2) São Brigadeiros

A lojinha localiza-se dentro do Park Shopping São Caetano e, apesar de bem pequenina, é uma graça, bem decorada e agradabilíssima. Além de uma variedade enorme de brigadeiros, a doceria faz bolos deliciosos. Na ocasião, experimentei o Bolo de Cenoura com Cobertura de Brigadeiro e os Brigadeiros Tradicional e Caramelo.
Tudo estava simplesmente delicioso, os pontos eram perfeitos e valeram todas as calorias. Só de lembrar, salivo e quero comer de novo. Diante de tanta perfeição, é claro que o São Brigadeiros foi o meu escolhido como o Melhor Brigadeiro do ABC.
A São Brigadeiros fica no Park Shopping São Caetano, na Alameda Terracota, 545, São Caetano do Sul. A média de preço é de aproximadamente R$15/pessoa.
  CAFÉ

café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. 
Em alguns períodos da década de 80, o café era a segunda mercadoria mais negociada no mundo, atrás apenas do petróleo. Porém, devido à queda do preço do café durante a crise do produto na década de 90, reduziu-se o valor total de suas exportações. Em 2003, o café foi o sétimo produto agrícola de exportação mais importante, atrás de culturas como trigo, milho e soja, sendo que Minas Gerais é o estado com maior produção de café do Brasil.
O café é um estimulante, por possuir cafeína. Por isso, ele pode até ser considerado um vício. Eu simplesmente amo café, não me considero uma "viciada", mas confesso que tenho que tomar meu bom cafezinho após o almoço. Desta maneira, foi fácil avaliar o melhor café da região, uma vez que tomo muitos por aí. Seguem fotos de alguns dos cafés que já tomei e, claro, a minha conclusão final: 

Kopenhagem
Sôdie
 

Cena Café
 
Amor aos Pedaços
 

Viena Café



Starbucks

Starbucks
 
A famosa rede americana Starbucks já é conhecida da maioria do público interessado em Gastronomia. Portanto, dispensa maiores apresentações. Trata-se de uma rede totalmente especializada em cafés. O principal atrativo são as bebidas geladas, normalmente uma mistura com base de café, e que são servidos em copos grandes e fáceis de sair tomando e passeando por aí. A variedade é grande e certamente algumas das preparações irá te agradar. Mas prepare-se, pois o preço é inflacionado. Por exemplo, a Empanada Integral de Ricota e Peito de Peru (na foto abaixo) custa R$6,30 e acaba em 3 ou 4 mordidas. Um doce que gosto muito é o Brigadeiro 70%cacau (R$3,50). Como adoro chocolate amargo, o achei bastante gostoso. 
Enfim, falando da estrela desta votação, o Expresso (R$5,00) deles é delicioso, de sabor intenso e marcante. Por tudo isso, eu o elegi como o Melhor Café do ABC.
    Endereço: São Bernardo Plaza Shopping - Área Gourmet
                 Avenida Rotary, 624, Ferrazópolis - SBC/SP

Um comentário:

  1. Já comi em 4 brigadeirias diferentes e a Dom Brigadeiro é disparada a melhor. Uma pena não ter provado os sabores banana, capim cidreira e o meio amargo. Também me chateio de nem sempre ter as opções que eu gosto mas entendo que não é uma loja de shopping e provavelmente a saída seja menor. Antes doces frescos que doces do dia anterior. Acho sábia essa observação ao se fazer uma crítica pois uma comparação com uma loja de shopping torna-se injusta. Eu falaria um palavrão pra qualificar o café da Dom Brigadeiro mas acho que não cabe aqui... de qualquer forma, o café deles é du ca$%#$¨*&#. Considero melhor que o da Kopenhagem que é fantástico também. Ah, não experimentou o bolo de leite ninho? Deveria.

    ResponderExcluir